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Manutenção

MANUTENÇÃO

Troca de Pneus:

   1. Esvazie completamente as câmaras
   2. Solte os três parafusos
   3. Desencaixe as duas metades das rodas
   4. Repita o procedimento inverso

Molas:

   1. Se apresentar ruído, lubrifique com graxa onde as molas ficam apoiadas. Utilize um pequeno pincel e remova o excesso com papel.
   2. A utilização de sprays lubrificantes são práticos, mas funcionam com menor eficácia ou por um período mais breve que a graxa.

Rolamentos:

   1. Não lubrifica-los.
   2. Sua dupla blindagem de borracha é a melhor vedação contra poeira. Mesmo assim, em terrenos arenosos e empoeirados, sua vida-útil tende a reduzir pela metade.

Importante:

   1. Cheque sempre o aperto dos parafusos.
   2. Evite pancadas fortes em guias e muros.
   3. Evite expor o equipamento ao sol ou sob alta temperatura por tempo prolongado.
   4. Jamais utilize peças danificadas ou improvisadas.
   5. Não exceda o peso máximo para usuário de 120kg.

Fonte: Dropboards

Pedalada

Para dar o impulso inicial, é preciso algumas pedaladas no chão, como em um skate normal. Só que no carve os pneus são largos e ficam para fora da tábua, então lembre-se de pedalar com as pernas bem abertas para não machucar o calcanhar. Lembre também que o truck é mole, então pise bem no meio da tábua.

Frenagem

O carve não tem freio. Para diminuir a velocidade, faça curvas. Quanto maior a pressão na curva, mais ele freiará. Para parar, faça um zerinho. Para parar imediatamente, só com uma rasgada (slide, arrasto de pneus), mas essa manobra requer treino.

Aceleração

Para acelerar, basta ir reto e se beneficiar dos efeitos da gravidade. Para acelerar em uma rua sem muita inclinação, faça curvas rápidas e pequenas, colocando bastante pressão na perna da frente, aliviando a de trás.

Velocidade mínima

Assim como é muito difícil se equilibrar em uma bicicleta parada, o carve também precisa de uma velocidade mínima para que você possa ficar bem equilibrado. Então perca o medo e pedale com vontade.

Velocidade máxima

Não ultrapasse a velocidade máxima, aquela que você ainda se sente no controle do carve. Diferente de um skate longboard ou speed, o truck do carve é bem mole e com isso andar em velocidade alta é perigoso. O que geralmente acontece é o carve ficar instável, tremendo, e em poucos segundos você é ejetado :) Em caso de emergência, se você não souber dar uma rasgada forte, pule do carve e não tente segurá-lo. Preocupe-se em "aterrissar" em segurança.

Calibragem

Pneu cheio (30lbs) dá uma descida rápida, porém ele desgarra com mais facilidade. Pneu vazio (12 a 18lbs) dá mais aderência e controle, mas requer maior pressão na perna para poder pegar gás. Ao andar, o pneu pode murchar sozinho, igual os de carro e bicicleta. Então lembre de calibrar os pneus de vez em quando. Se o asfalto for muito irregular, pneu muito cheio vai ficar um sabão. Se for descer uma ladeira muito íngreme, murche bem os pneus.

Pneu com bico torto

Os bicos ficam tortos quando a câmera é colocada totalmente vazia dentro da roda. O certo é inflá-la um pouco, encaixar a roda e depois encher totalmente.

Troca das molas

Com o tempo as molas vão cansando e o carve vai ficando cada vez mais molão e instável. Compre um jogo novo de molas e use uma morsa com abertura de uns 10cm para fazer a troca.

Reboque

Andar rebocado é bom para subir a ladeira após o drop, mas também serve para manobrar em ruas planas e até subidas. Arranje uma corda de pelo menos uns três metros, faça alguns nós em uma ponta (para você segurar) e amarre a outra ponta no seu veículo preferido: bicicleta, jog, moto, carro. Só lembre de avisar o condutor para não exagerar na velocidade.

Fonte: Carveboard + Curitiba